- Área: 523 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Sandra Pereznieto
-
Fabricantes: Cemex, Mic.Mac., Stanza, Tabula
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto habitacional de fim de semana foi criado a partir da união de dois volumes que conformam um "L", articulados por uma varanda coberta. O projeto busca interagir com a vegetação do terreno e explora a tipologia de casa pátio, por isso seu programa combina, em seu volume maior, pátios que permitem conservar as árvores presentes no local e, ao mesmo tempo, permite que estas entrem no espaço com a intenção de que a vegetação se aproprie dos pátios, fazendo uma casa no pátio, ao invés de pátios na casa.
A distribuição desta casa de final de semana permite, tanto aos convidados, quanto aos proprietários, habitar os espaços com independência total, com uma varanda que funciona como elemento mediador e de convivência.
Um corredor perimetral interno conecta os diversos dormitórios. O projeto propõe a abertura ao jardim em vários momentos, para que fosse possível entrar em contato com a vegetação e árvores de grande porte a partir de portas-janelas presentes em todos os espaços da casa. Estes elementos são, também, os que demarcam as vistas para o Valle de Bravo.
Os pátios intencionalmente deixados inacabados e descobertos evocam ruínas nas esquinas da residência.
A varanda coberta se transforma no articulador principal para a interação entre os proprietários e os convidados, sendo esta a área mais pública da casa e o arremate visual a partir do acesso, convidando os usuários ao descanso.